BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Idade antiga

GRECIA ANTIGA

A civilização grega, considerada por muitos como a principal matriz da civilização ocidental, teve como berço a Grécia Antiga, uma área com cerca de 77.000 k que abrangia três importantes regiões:
* a Grécia Asiática: uma comprida e estreita faixa de terra situada na Ásia menor; * a Grécia Insular: ilhas dos mares Jônio e Egeu (entre as quais a maior é Creta); * a Grécia Continental: sul da península Balcânica. Condições geográficas A Grécia Continental possui um relevo bastante acidentado. Cerca de 80% de seu território é formado por montanhas, enquanto o restante é constituído por planaltos e planícies. A maior parte do seu solo é árido e rochoso e, portanto, impróprio para a agricultura. Por isso desde cedo serviu em grande parte para a criação de cabras, ovelhas, vacas, porcos e cavalos. Na suas poucas planícies, os gregos cultivavam principalmente cereais como trigo e cevada.
O solo da Grécia, entretanto, é rico em argila, mármore, cobre e prata, matérias com os quais os gregos antigos produziam uma grande variedade de manufaturas, que posteriormente trocavam por alimentos.
O litoral grego, por sua vez, é bastante recordado, possuindo um grande número de baías, ilhas e excelentes portos naturais. Todas essas condições geográficas tiveram grande influência sobre a história da Grécia Antiga: seu relevo montanhoso dificultou enormemente as comunicações internas e favoreceu a formação de inúmeras cidades politicamente independentes (cidades-Estados). Já o seu vasto litoral facilmente navegável estimulou de modo extraordinário o crescimento da navegação e do comércio marítimo. Povoamento O povoamento da Grécia Antiga foi lento. Os povos que mais contribuíram para esse processo foram os aqueus, os jônios, os eólios e os dórios. Os aqueus, os primeiros a chegar, conseguiram conquistar a ilha de Creta, outras ilhas do mar Egeu e Tróia, cidade comercialmente desenvolvida que servia de porta de entrada para o mar Negro. Com essas conquistas, os aqueus passaram a influenciar todo o Mediterrâneo Oriental. No século XII a. C., ocorreram as invasões dos dórios, um povo violentíssimo que arrasou as principais cidades aquéias, provocando um acentuado declínio da vida urbana da Grécia Continental. A partir daí, a movimentada e interessante história da Grécia Antiga, pode ser dividida em quatro períodos:
Período Homérico - século XII ao VIII a.C. Período Arcaico - século VIII ao VI a.C. Período Clássico - século VI ao IV a.C. Período Helenístico - século IV ao I a.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário