BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 4 de agosto de 2009

História da Bíblia Sagrada

A Bíblia não caiu do céu já terminada. Foi-se fazendo a partir da vida real de um povo especial, tomado por Deus: os Israelitas. Eles, como «povo de Deus» procuravam conhecer a Deus e viver segundo a sua vontade. A Bíblia é a história escrita desta vivência maravilhosa. É o testemunho vivo do amor entre Deus e o seu povo.
O centro da Bíblia é Jesus Cristo, imagem viva de Deus. O Antigo Testamento não é senão o caminho para poder chegar a Jesus.

Quem escreveu a Bíblia
Em primeiro lugar esclareceremos que a palavra BÍBLIA é uma palavra grega no plural e significa livros. E assim é na realidade. Trata-se de uma biblioteca, formada por 73 livros.
Como é natural a Bíblia não foi escrita por uma única pessoa. Muitas pessoas de diversas épocas e culturas a foram escrevendo pouco a pouco. Entre eles houve ricos e pobres, camponeses e pastores, gente instruída e gente simples que só sabia contar histórias, profetas, sacerdotes e reis. Eram homens e mulheres como nós, de todas as classes sociais, mas todos unidos pela fé no mesmo Deus e o desejo de viver como irmãos, segundo o desejo de Deus. Todos deram a sua colaboração, cada um à sua maneira e estilo.
A maior parte deles não tinha consciência de estar e escrever a Palavra de Deus. Procuravam prestar um serviço aos irmãos em nome de Deus. Alguns escreveram eles mesmos, as próprias palavras ao povo. Outros não sabiam escrever; só sabiam falar e animar a fé pelo seu testemunho. As suas palavras eram transmitidas oralmente, de boca em boca, até que outras pessoas decidiram fixá-las por escrito.
Há livros da Bíblia escritos por uma só pessoa. Outros foram redigidos por vários autores, em alguns casos até de épocas diferentes, como por exemplo o livro de Isaías. Alguns textos foram desenvolvidos e reelaborados por mais de uma vez, como o começo do Génesis.
Em alguns casos o livro não foi escrito por quem diz que foi escrito, o autor usou um nome célebre para dar importância à sua obra, como por exemplo, a 2.ª carta de Pedro, que foi redigida por um discípulo seu.
As palavras de todos estes homens e mulheres contribuíram decididamente para formar e organizar o Povo de Deus. Os seus escritos nasceram da vontade deste povo, por ser fiel a Deus e a si mesmo e da sua preocupação para transmitir aos outros este mesmo desejo de fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário